9 de out. de 2014

Qual profissão eu devo escolher?


Quando temos por volta dos 5 ou 6 anos nos é feita pela primeira vez a pergunta de um milhão de reais: O que você quer ser quando crescer?

Acredito que no inicio essa pergunta é de certa forma inocente, uma forma de adultos conhecerem as crianças e verem suas aspirações e etc, mas eu pessoalmente acredito que é aí que as coisas começam a decair... Lá em meados dos anos 2000 gostava de brincar de escolinha, colocava um vestido muito grande para o meu tamanho, escolhia a capa da minha fita cacete favorita (normalmente Pocahontas) para fazer de caderno, e me sentava na escada, simulando a minha sala de aula e quão popular eu era. Tudo o que eu queria nessa época para o futuro era ir para a escola e fazer com as minhas brincadeiras se tornasse verdade, também pensava sobre ter um namorado e que eu não gostaria de me casar. Planos razoavelmente audaciosos para uma menina de 6 anos que fingia ser a pequena sereia quando estava na praia... Porém quando me perguntavam o que eu gostaria de ser quando crescer, me lembro que respondia "eu quero trabalhar estudando os animais, quero estudar porque os pássaros voam para o sul no inverno", me lembro de esperar a semana toda para assistir ao globo repórter na sexta-feira a noite, e ficar decepcionada quando a reportagem era sobre pessoas (haha), não sei porque, mas a ideia que trabalhar com a natureza sempre me encantou, mas quando eu perguntava qual era o nome dessa profissão tão encantadora para mim, as pessoas diziam que não sabiam, que provavelmente era Veterinária, com o tempo eu fui desistindo da ideia que trabalhar descobrindo porque os pássaros voam para o sul, ser veterinária e espetar animaizinhos com agulhas não estava nos meus planos, "eu teria muita dó deles e não conseguiria trabalhar". E a duvida cruel sobre o que eu seria quando crescer nascia em mim.
Por volta de 2005 muitas coisas mudaram na minha vida, eu já tinha 11 anos e tinha sentido coisas que pessoas da minha idade não deveriam sentir, e foi aí que decidi que deveria fazer psicologia, eu iria ser uma neuropsicologa, e alguns dias da semana faria clinica para tentar ajudar as crianças que eram e sentiam o que eu sentia... Como sempre, bem especifica nas minhas profissões hahaha. Essa ideia de fazer psicologia continuou por muito tempo na minha mente, porem depois de começar a assistir programas de decoração e reformas de casas na tv, decidi que também iria estudar arquitetura, essa ideia porém durou pouquíssimo tempo, matemática definitivamente não era para mim. Era 2007, e eu assistia mais o animal planet e o discovery channel do que qualquer outro canal... e foi graças a isso que descobri que o meu trabalho de infância, aquele de estudar animais era na verdade a Biologia, mas especificamente a zoologia dentro da biologia, e eu estava apaixonada, a minha profissão dos sonhos existia e era para ele que eu iria seguir. As perguntas evoluíram de "O que você quer ser quando crescer?" para "Com o que você quer trabalhar?" uma diferença sutil para alguns, mas hoje eu vejo a pressão impregnada nessas palavras, afinal é trabalho é algo que as pessoas precisam ter... certo? Mas para mim isso não era um problema, eu estava em casa "Vou ser bióloga, bacharel, ok? não professora" E assim foram quase 7 anos de certeza sobre biologia.
Hoje, dia 04/10/2014 estou no segundo semestre da minha profissão dos sonhos e eu estou feliz, eu deveria estar feliz, eu não deveria ter nenhuma duvida sobre o que eu quero do meu futuro profissional, era isso que eu sinto que eu acho que deveria sentir. Mas não é o que eu sinto. Se eu amo biologia? Com certeza. Mas não é a única coisa que eu amo. Eu percebi recentemente que eu não deveria ter ficado pensando tanto em qual profissão eu deveria ou não seguir. Os jovens não deveriam ser pressionados para escolher uma faculdade assim que sai do ensino médio, e muito menos obrigadas a continuar ANOS depois nessa mesma profissão que eles escolheram aos 17 anos, por simples pressão da sociedade. É isso que gera adultos frustados e infelizes com suas vidas e seus trabalhos. Mesmo eu, com toda a minha certeza do mundo que seria a biologia o meu casamento, sinto que talvez não seja o melhor caminho pra mim... Se eu sinto isso, imagino como uma pessoa que nunca teve certeza de sua profissão deva se sentir?! A questão é: Não importa o que você vai ser quando crescer e sim o que você está fazendo agora. Ao invés de pensar o que você vai fazer do futuro, pense no que você quer fazer agora, e simplesmente faça. Se aprimore naquilo que você gosta, e faça daquilo a sua profissão. Quer ser fotografo? Pegue um livro, a câmera do celular e estude. Gosta de engenharia? Estude matemática, design, tenha uma grande ideia... Quando estamos na escola sempre achamos que a matéria da faculdade deve ser extremamente difícil, mas confie em mim quando eu digo que isso é besteira. A unida diferença entre a dificuldade de matérias do ensino médio, para uma faculdade, é que você se aprofunda mais. Então, é por isso que eu digo, faça agora o que te faça feliz, seja o melhor que você puder ser. Mas AGORA, não quando você estiver com tal idade ou tal condição de vida.
Se você atrasa a felicidade uma vez, atrasa pra sempre. Experiencia própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário