16 de out. de 2013

Resenha: A Marca de Uma Lágrima





A marca de uma lagrima foi um dos primeiros livros que eu me lembro de ter lido, na verdade essa foi uma leitura de escola que a minha professora de português da 7 série passou para leitura obrigatória do mês. Não foi o primeiro livro, mas o primeiro contato que eu tive com um autor brasileiro, Pedro Bandeira, não é de admirar que eu fiquei encantada com a história! As vezes com raiva de um personagem ou outro em momentos específicos, mas nada que realmente atrapalhasse o meu fervor em continuar lendo.

Uma das leituras mais fáceis que eu tive, é um livro pequeno e que corre macio, sabe? A dinâmica da história permite isso.

Isabel é uma garota de 14 anos muito insegura quanto a sua aparência, sempre se achando feia e gorda, mas que na sua solidão cria poemas e versos incríveis. Isabel e sua melhor amiga Rosana querem aproveitar ao máximo o  final das férias, antes de finalmente entrarem para ao ensino médio. Isabel é convidada para uma festa de aniversário, lá conhece Cristiano, um garoto (que por sinal é primo dela) pelo qual se apaixona perdidamente, mas Cristiano parece muito mais interessando em Rosana do que nela, até que um beijo misterioso acontece na calada da noite, teria sido Cristiano que a beijara ou outra pessoa?
Alguns dias depois, Isabel se vê perdida em seus próprios sentimentos e angústias enquanto serve de conexão entre o romance de sua melhor amiga Rosana e o amor da sua vida, Cristiano. Criando poesias em nome de ambos como um favor secreto! Mas todo o enredo muda quando a morte misteriosa e imprevista da querida diretora da escola acontece, terá sido mesmo suicídio como todos achavam que era, ou estaria Isabel guardando informações?
Os poemas de Isabel me inspiraram e me tocaram na época, uma amostra das minhas partes favoritas:


"Há o momento de chegada
E o instante de partida
Quanta vida já vivi
Quanto resta a ser vivida?

São dois espelhos quebrados
Dois vezes sete de má sorte
Já vivi quatorze anos
Quanto resta para a morte?

É fácil vê-la chegar
Em cada momento que passe
Pois se começa a morrer
No momento em que se nasce

Estou caminhando pra morte


Não decidi meu nascer
Da morte não sei o dia
Mas posso saber!"


Acredito que seja o livro perfeito para uma faixa etária mais novinha, com mistério, romance, poesia e a procura da própria identidade.
O tipo de livro que você se arrepende de ter torcido o nariz! haha

"...A marca desta lágrima testemunha que o amei perdidamente
Em suas mãos depositei a minha vida, e me entreguei completamente.
Assinei com minhas lágrimas cada verso que lhe dei
Como se fossem confetes de um carnaval que não brinquei.
Mas a cabeça apaixonada delirou
Foi farsante, vigarista, mascarada
Foi amante, entregando-lhe outra amada
Foi covarde que, amando, nunca amou!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário